Cadeira de Escritório Ergonômica Vale Ouro?
03 de DEZEMBRO de 2025Uma cadeira de escritório simples, apesar de parecer um item inofensivo, pode causar uma série de problemas de saúde se não for projetada corretamente para o corpo humano. A exemplo disso, lesões por esforço repetitivo (LER) podem ser agravadas se o usuário não manter uma boa postura durante o trabalho.
Outras questões de saúde como dores na coluna, nos ombros e nos joelhos, além de cansaço ocular, podem estar atreladas à postura incorreta nas estações de trabalho, de forma a gerar problemas crônicos difíceis de reverter, causando afastamentos das atividades como colaborador.
É então que surge a pergunta: cadeira de escritório ergonômica vale ouro? Será que as cadeiras ergonômicas realmente fazem a diferença no dia a dia? A resposta é sim! E nesse texto você vai entender o porquê. Saiba mais sobre custo-benefício, investimento a longo prazo e comparativos entre comum e ergonômico.
Investimento vs Benefício
Primeiramente, vamos entender separadamente o que é um investimento e o que é um benefício.
Quando a gente investe em algo, estamos dispostos a desembolsar um determinado valor – geralmente mais alto do que o habitual – em um produto ou serviço que pode ou não nos dar um retorno esperado a longo prazo.
Já o benefício é o resultado desse investimento. Nem sempre apostamos nosso dinheiro em um bom negócio, sendo comum a perda desse capital devido a um retorno não esperado ou desejado. Por outro lado, quando as expectativas são atendidas e até mesmo superadas, chamamos de benefícios/vantagens o resultado do investimento.
Dessa forma, ao investir em uma cadeira, o esperado é a redução das dores físicas e musculares, a melhora na produtividade e, consequentemente, melhor gerenciamento de tempo e atividades.

Custo-Benefício a Longo Prazo
Entendidos os conceitos de investimento e benefício. O custo-benefício é o quanto valeu à pena comprar aquele produto ou serviço.
Dizemos que foi um bom custo-benefício quando, a longo prazo, o produto ou serviço gerou o retorno esperado quando se decidiu investir.
No caso das cadeiras ergonômicas, quando apostamos nossas fichas em suas funcionalidades, o que se espera são vantagens como: redução das dores; redução da fadiga; melhor desempenho durante as atividades; melhor gerenciamento de tempo; melhora na produtividade em geral.
Além disso, apostar em uma cadeira de escritório confortável garante que não haverá necessidade de trocas futuras, de forma a economizar dinheiro. Isso porque, ao escolher por uma cadeira simples, as chances dela quebrar (seja pela constante mudança de posição devido ao desconforto ou seja pelos materiais ruins) são altas, aumentando o gasto com o item.
Sendo assim, se você usa, por exemplo, a cadeira por cerca de 8h por dia, 5 dias por semana, em um ano são 2000 horas de uso. Desse modo, um mobiliário que dura bem e te dá conforto já dilui seu custo por hora sentada.
Ou seja, ao investir em uma cadeira para escritório, pense a longo prazo ao invés de “quanto custa hoje?”.
Economia em Tratamentos de Saúde
Além da necessidade de trocas constantes, as cadeiras comuns não pensadas em ergonomia podem gerar problemas de saúde que, posteriormente, possam vir a necessitar de tratamento especializado, aumentando os gastos do usuário.
Esse “custo invisível” está vinculado a gastos com consultas e exames devido a problemas como dores nas costas, ombros e pescoço, além de tratamentos e fisioterapia, podendo provocar dias de afastamento do emprego ou dos estudos.
Dessa forma, optar por uma boa cadeira ergonômica pode reduzir esses custos e contribuir para a economia de seus bens, já que ela vai evitar a má postura e as consequências que a acompanham.
Além disso, as cadeiras ergonômicas nr 17 possuem certificação de ergonomia, de forma a atender as normas vigentes para a preservação da saúde no trabalho.
Segundo o estudo sobre dores crônicas na coluna entre adultos brasileiros, feito a partir de dados da PNS (Pesquisa Nacional da Saúde), 21,6% dos adultos relatam DCC. A adoção de práticas e produtos ergonômicos é uma das formas de mitigar e prevenir essas dores, sendo um investimento não apenas em um mobiliário, mas também em qualidade de vida.
O Que Justifica o Preço Premium?
As cadeiras ergonômicas custam mais do que as normais porque oferecem mais. Cadeiras simples possuem ajustes limitados, sendo comum encontrar apenas os de altura, inclinação e vez ou outra o de braço.
Já a cadeira de escritório confortável para coluna possui uma variedade de ajustes e encostos para que o produto se molde ao usuário, não o contrário. Além disso, os materiais utilizados nesse mobiliário são premiums, ou seja, possuem qualidade de alto nível e desempenham alta performance.
Juntando os materiais reforçados e a tecnologia avançada de suporte, a cadeira ergonômica se transforma em um item exclusivo e valioso, pois une qualidade e utilidade perfeitamente.
Materiais de Alta Qualidade
Os materiais de uma cadeira ergonômica precisam juntar a qualidade e durabilidade com a funcionalidade, ou seja, precisam ser resistentes e agradáveis ao ser humano. A malha respirável, por exemplo, é durável e oferece excelente respirabilidade, sendo ótima durante o calor, de modo a evitar suor e aumento da temperatura corporal.
Além disso, as bases metálicas são da melhor qualidade, com insumos pensados especificamente para conforto e resistência. Os componentes são duráveis, como o pistão de gás com certificados Bifma e SGS, que é testado e aprovado como seguro e estável. Por fim, os rodízios em vinílico garantem silêncio ao deslizarem pelo chão e durabilidade de anos.
Tecnologia Avançada de Suporte
A tecnologia avançada de suporte consiste nas possibilidades oferecidas pelas ergonômicas que não são encontradas nas comuns.
Como dito anteriormente, as cadeiras simples possuem apenas ajustes como altura, inclinação e algumas vezes os de braço, e mesmo assim são superficiais e pouco adaptáveis ao usuário. Nos mobiliários premiums, esses ajustes vêm incluso com mais opções de adaptabilidade, sendo multidirecionais, resistentes e amplos.
Além disso, outras regulagens a serem encontradas nas cadeiras ergonômicas são: encosto para cabeça; apoio e ajuste lombar; apoio e ajuste para os pés; inclinação 145º; ajuste de altura; apoio e ajuste de braços; ajuste de profundidade do assento.
Dessa forma, a cadeira ergonômica trabalha com você, e não você que se adapta à ela. Isso se traduz em menos fadiga, melhor produtividade, postura correta e adaptação para diferentes tarefas, como leitura, digitação, reunião e jogos online.
Comparativo: Ergonômica vs Comum
|
Cadeiras Ergonômicas |
Cadeiras Comuns |
|
|
Conforto |
Conforto premium desde materiais de qualidade e certificados de ergonomia. |
Materiais simples não pensados em ergonomia para os usuários. |
|
Ajustabilidade |
Ajuste e encosto para cabeça; Suporte lombar; Apoio para os pés; Ajuste e apoio para os braços; Inclinação de até 145º; Ajuste de altura. |
Ajuste de altura; Inclinação; Apoio para braços. |
|
Durabilidade |
Durabilidade de longo prazo devido à resistência dos materiais. |
Materiais mais fracos e simples, não sendo específicos para cadeiras duráveis. |
|
Saúde |
Melhora na saúde física, postural e mental. |
Pode comprometer a saúde física do usuário por obrigá-lo a se adaptar à cadeira e não o contrário. |
|
Produtividade |
Melhora na produtividade como consequência do conforto pleno. |
Produtividade prejudicada devido ao desconforto de passar horas sentado em posições não ideais. |
|
Custo Total |
Custo-Benefício excelente por evitar trocas a longo prazo e melhorar a saúde e o desempenho do usuário. |
Aparentemente baratas mas que saem caras a longo prazo devido a necessidade de trocas constantes. |
Essas são as principais diferenças entre as cadeiras ergonômicas e as cadeiras comuns. O dia a dia fica muito mais prazeroso quando vividos com conforto e longe de dores.
Pronto para mudar sua rotina de trabalho e apostar em conforto + saúde? Conheça a cadeira de escritório ergonômica que torna isso possível agora mesmo!
Diferenças Práticas no Dia a Dia
Durante o home office, trabalho e estudos, dores comuns como pontos de incômodo na coluna, no trapézio, nos ombros ou joelhos são mitigadas com o uso de cadeiras ergonômicas, isso porque o material, a disposição deles e os ajustes não permitem o surgimento desses problemas.
Portanto, se você possui qualquer um desses sintomas, optar pela cadeira ergonômica pode ser o início do tratamento, comece pelo mobiliário e veja a mudança pela qual sua vida passará. Essa diferença prática é o que torna o “vale a pena” muito mais real.
Aqui na Sensetup temos soluções para seu escritório, desde cadeira de escritório presidente até mesas com regulagem de altura, encontre tudo sobre ergonomia e produtos que fazem a diferença no seu dia a dia e saúde. Confira nosso site e fique por dentro!