Se você se preocupa com o bem-estar e o conforto no ambiente de trabalho, precisa colocar em prática algumas estratégias de ergonomia para escritórios. Boas práticas previnem problemas como dores nas costas e no pescoço, além do que colaboram com a produtividade e concentração.
Se você já sentiu aquela dor nas costas depois de um dia longo de trabalho, é possível que seu setup esteja todo errado. Então, aprenda como ajustar os seus móveis e garantir um ambiente de trabalho mais confortável!
Dicas de ergonomia para escritórios e home office
Entenda os pontos mais importantes para aplicar a ergonomia para escritórios:
Postura correta ao trabalhar
Em primeiro lugar, fique atento à sua postura na frente do computador. De forma alguma o corpo pode ficar todo curvado. Ao se acomodar na cadeira de escritório, preocupe-se manter:
- Pés apoiados no chão ou em um suporte.
- Joelhos em ângulo de 90 a 100 graus.
- Costas encostadas no encosto da cadeira, mantendo aquela postura reta (nada de corcunda!).
- Ombros relaxados e cotovelos junto ao corpo.
Organização do ambiente
Organizar sua mesa também faz parte da ergonomia:
- Monitor na altura dos olhos, a uma distância de um braço.
- Teclado e mouse próximos, para não ter que esticar demais o braço.
- Use suporte de monitor para mesa, se precisar. Ou pode ser até uma pilha de livros, não precisa ser nada caro. Assim, a tela ficará na altura dos olhos.
Escolha um mobiliário ergonômico
O principal elemento de um setup confortável é a cadeira de escritório ergonômica. Portanto, escolha um modelo alinhado com os requisitos da NR 17, uma norma que determina parâmetros mínimos para promover a ergonomia no ambiente de trabalho e assim prevenir possíveis problemas de saúde.
Para uma cadeira ser considerada ergonômica, ela precisa ter:
- Altura ajustável para que os pés fiquem firmes no chão.
- Apoio lombar ajustável – isso faz toda a diferença para evitar aquela dor nas costas.
- Braços reguláveis para aliviar a tensão nos ombros.
Opte por uma mesas ajustáveis
A mesa com regulagem de altura é uma ótima escolha para quem passa longas horas trabalhando na frente do computador. Os modelos elétricos são os mais fáceis de usar e garantem praticidade para o dia a dia de trabalho.
Com uma mesa ajustável no seu escritório, você conta com muitos benefícios. Entre eles, estão:
- Alternar entre sentado e em pé ajuda na circulação e previne dores nas costas.
- Dá um gás na produtividade, porque você não fica preso na mesma posição o dia todo.
Uma almofada pode ajudar
Se você já tem uma cadeira ergonômica e ela não parece suficiente, pode ser uma boa ideia comprar uma almofada de cadeira gamer. Este acessório para cabeça aumenta a sensação de conforto e alivia os pontos de tensão, especialmente no pescoço.
Escolha uma iluminação adequada
Coloque sua mesa de trabalho perto da janela para aproveitar a luz natural. Mas, se o sol bater direto, use uma persiana para evitar reflexos no monitor.
Quando a luz natural não dá conta, vai de luz artificial. As lâmpadas de luz branca fria ajudam na concentração, enquanto a luz amarela é mais relaxante e ótima para áreas de descanso no escritório.
Pensando em ergonomia, uma boa escolha é a lightbar de monitor, uma barra de luz que garante bem-estar visual durante o uso de tela para trabalhar.
Faça pausas ativas e exercícios simples
Ficar o dia todo sentado na mesma posição não é uma boa prática e pode resultar em problemas graves de saúde a longo prazo. Por isso, dê uma pausa a cada hora, nem que seja pra levantar e dar uma esticada. Alongue-se e faça uma caminhada rápida para esticar as pernas.
A ergonomia para escritórios não é frescura, é necessidade. Seguir essas dicas pode transformar o seu dia a dia no trabalho, deixando você mais confortável e produtivo. Agora, é só aplicar essas mudanças e garantir uma rotina mais saudável.